Exercícios espirituais para transformar sua atitude (parte 3 de 3)

Exercícios espirituais para transformar sua atitude (parte 3 de 3)

Disciplinas para minha caminhada no mundo

No post anterior, falamos sobre exercícios espirituais para nossa vida como família de Deus. Quando nos encontramos com Cristo aprendemos a viver em comunhão com aqueles que professam a mesma fé. Mas não fomos chamados para viver em isolamento. A transformação interior e a vida de Deus na Igreja tem que se traduzir na forma em que lido com as pessoas e situações ao nosso redor. Jesus não veio para nos tirar deste mundo (ainda!), mas para livrar-nos do mal.

No último artigo desta série, vamos abordar três disciplinas essenciais para uma boa convivência no mundo.

 

MODERAÇÃO

“Seja conhecida por todos a vossa moderação” Fp 4:5-6

O senso de autocontrole é a base de nosso TESTEMUNHO no convívio com as pessoas que ainda não possuem um relacionamento individual com Jesus. Não sou responsável pela vida espiritual delas, mas pelo IMPACTO que eu causo.

Se fazer de fraco para ganhar os fracos é saber ter um comportamento que agrade a Deus em primeiro lugar e que seja adequado com o discurso da vida em Cristo que agora vivo. Não posso trair os valores em que creio para tentar ser mais acessível.

Ser moderado é valorizar a liberdade e lembrar que sou LIVRE com relação ao mundo, mas SERVO com relação a Deus. Tendo agora os olhos espirituais abertos, pesa sobre mim a RESPONSABILIDADE de um viver de acordo com o que Deus espera de mim.

“Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus ”.  1 Pedro 2:16

 

COMPARTILHANDO A FÉ

 “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. “ 2 Coríntios 5:17-18

Na nova vida em Cristo deve haver uma nova mentalidade. Não posso mais fazer tudo em benefício próprio. Se eu conquistei a salvação em Cristo, através da misericórdia de Jesus, Ele espera de mim que eu vá e faça o mesmo pelas outras pessoas. Somos chamados por Deus não para somente buscarmos nosso próprio benefício, mas sermos acessíveis também a quem Ele tem colocado ao nosso lado. Devemos ter como missão conduzir as pessoas a um relacionamento pessoal com Deus.

 

SE IMPORTANDO COM O PRÓXIMO

A Palavra em hebraico para caridade é a palavra “tsedakah”, que significa JUSTIÇA. Para Deus, quando estendo a mão a quem precisa, não estou fazendo uma “caridade”, mas fazendo minha justa obrigação para com Deus de estender a mão a todos que estão ao meu alcance.

A diferença entre a pena e a compaixão, é que esta última MOVE as ações:

 “E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram.” Mateus 20:24

Temos o compromisso de viver uma realidade espiritual, porém não podemos fechar nossos olhos para as necessidades materiais e emocionais. Como cristãos, devemos nos envolver na promoção do bem estar, não como algo que vá nos trazer reconhecimento, mas como embaixadores de Cristo em um mundo que vive nas trevas do orgulho e da autorrealização.

Na história do bom samaritano percebemos que não importa sua origem, “status” ministerial ou mesmo a quantidade de recursos que você possua. O que importa é como você tem aproveitado as oportunidades que Deus coloca diante de você e como tem aplicado os recursos que Ele já tem colocado na sua mão.

 

Que sua vida possa ser abençoada por estes princípios. Quando colocados em prática, irão abençoar sua vida e fazer dela uma referência para este mundo tão carente de ver na prática a transformação que Jesus faz quando corações se abrem a Ele.

 

Veja também a primeira e segunda partes deste estudo em nosso blog.

 

 

Paz do Senhor Jesus!

 

Pr. Alan Cajueiro

alan.cajueiro@2or3church.ca

www.2or3church.ca

 

Este estudo faz parte da ministração da Palavra em 04/03/2018 na 2 or 3 Church, em Calgary, Alberta, Canadá, que pode ser vista através deste link.

Para ler mais estudos e mensagens de nossa página, clique aqui.

Acompanhe também nossos eventos e transmissões de nossos cultos em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/2or3churchyyc